Cássia Navas

Cássia Navas

Cássia Navas – Fotógrafo: Sátiro Valente

Professora-doutora do Instituto de Artes (IA)/Universidade Estadual de Campinas, é graduada em direito (USP),  doutora em dança e semiótica (PUC/SP), pós-doutora em artes (ECA/USP), especialista em gestão e políticas culturais (UNESCO, Université de Dijon, Ministère de la Culture/France).

Tem experiência na área de dança, em semiótica/artes e em gestão cultural, atuando principalmente dentro dos seguintes temas: dança, dança moderna, dança contemporânea, dança no Brasil, documentação/memória e políticas e gestão em cultura.

Foi pesquisadora da Equipe de Artes Cênicas/IDART/Secretaria Municipal de Cultura (São Paulo), coordenadora da REDE Stagium e da Oficina Cultural Oswald de Andrade (São Paulo).

Autora de Imagens da Dança em São Paulo, Dança Moderna, Dança e Mundialização: políticas da cultura no eixo Brasil-França, Vem Dançar, Cisne Negro Companhia de Dança, de Teatro do Movimento, um método para o intérprete-criador e  de Arte da Composição,  os dois últimos juntamente com Lenora Lobo, assinou as pesquisas dos vídeos Como Dança São Paulo, Memória Presente: Klauss Vianna e do CD ROM Informação e Memória de Dança no Brasil.

Pertence aos conselhos editoriais das revistas URDIMENTO (Universidade Estadual de Santa Catarina), da CENA 7 (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),da Rebento (UNESP, SP) e da Moringa (UFPB) entre outros.

Foi conselheira titular das artes da cena na Comissão Nacional de Incentivo Cultural (CNIC), do MINC- Ministério da Cultura do Brasil e membro do Colegiado Nacional de Dança/MINC.

Atuou como consultora do TEATRO DE DANÇA- TD (Secretaria do Estado da Cultura e APAA- Associação Paulista dos Amigos das Artes), e das PLATAFORMAS ESTADO DA DANÇA, escrevendo ainda, dentro das prerrogativas de seu projeto de pesquisa “Um topus como dramaturgia de origem: dança no Brasil, do Brasil, sobre o Brasil”, alguns dos pré-roteiros para os programas Dança Contemporânea (módulos 2009-11), da SESC TV (SESC São Paulo).

Currículo Lattes

Comments are closed.