Plataforma Internacional Estado da Dança

Plataforma Internacional Estado da Dança
Outubro/2012- Teatro Sergio Cardoso, São Paulo, Capital
Secretaria de Estado da Cultura/Governo do Estado de São Paulo
APAA-Associação Paulista dos Amigos da Arte

Dança e textos sobre dança

A PLATAFORMA INTERNACIONAL ESTADO DA DANÇA faz parte do programa PLATAFORMAS DA DANÇA, composto de mostras anuais da Secretaria de Estado da Cultura/ Governo do Estado de São Paulo, que, como mapas, agregam artistas (e públicos) de diferentes procedências, a mostra internacional contando com obras de outros países.

Na primeira edição internacional, em 2012, apresentaram-se coreografias de São Paulo, Amazonas, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, França e Alemanha, em onze espetáculos diferentes, dentre eles sete obras inéditas em São Paulo. O evento faz parte das ações/ programas de apoio e investimento da Secretaria de Estado da Cultura em dança, articulando-se o incentivo e a difusão na área.

Para o programa educativo da PLATAFORMA/2012, foram pensadas varias ações, como uma brochura com textos e DVDs sobre os espetáculos.  Os textos, compostos de forma a serem bem difundidos entre todos, foram produzidos especialmente para professores, estudantes, alunos de escolas/academias/faculdades de artes, integrantes de projetos sociais e de formação. Seguem neste site, com o intuito de que contribuam para uma mais ampla discussão sobre os significados (e sentido) da dança na sociedade contemporânea, um dos focos deste evento, pensado para acolher muitas plateias em espetáculos diversos.

Finalmente, um lembrete importante – a dança fala por si própria, em todos os palcos e lugares onde se apresenta, mas sobre ela podemos conversar, escrever, debater, pesquisar, fotografar, filmar, twittar. A partir de todos estes traços – textos, DVDs, mensagens – (que são espécies de pegadas desta arte), sobre ela podemos pensar e sentir de maneiras diferentes.

Afinal, o que é que esta coreografia tem a dizer? Esta pergunta ainda ficará por ai, depois de cada espetáculo, em cada palco ou espaço onde  assistamos um espetáculo de dança.

Cássia Navas – Curadora
PLATAFORMA INTERNACIONAL ESTADO DA DANÇA, 2012

Comments are closed.